sexta-feira

by pdrpinho


Garota Tumblr

Eu a conheço, provavelmente você também. Ela te adicionou no facebook, te segue no twitter. Você recebe trinta avisos das atualizações do tumblr dela todo santo dia. Aquele tipo de gente que quer descobrir todas as bandas antes de todo mundo. Fala que AMA Arcade Fire: só tem uma música deles no ipod. Jura que foi ela que descobriu o The Xx: baixou o cd depois que Shakira fez um cover deles. E por aí vai. Chega ao ponto de colocar links de bandas austríacas que ninguém (nem ela mesma) ouviu, só pra alguma outra garota tumblr pensar “nossa, que hype!”

Black Swan foi O FILME da vida dela. Em segundo lugar vem “Breakfast At Tifanny’s”. Ela amava Pinups e a Audrey Hepburn, mas aí popularizou e hoje ela fala que odeia. Apesar de ainda ter os quadros “vintage” emoldurados na parede do quarto. Juntos das fotos do horroroso book de quinze anos, que ela jura de pé juntos que a mãe dela “obrigou” ela a fazer.

Quando eu morava em Brasília, rolava uma festa pseudo-indie-cult-rocker-depressão. Qualquer um que ler esse texto e for de lá vai saber qual é sem eu ter que falar o nome. Dica: acontece às sextas-feiras. As vezes eu aparecia lá. Sempre dava pra identificar a tal garota tumblr. Lá estava ela encostada no carro de alguém, fumando, usando sua bota de tachinha emprestada das amigas, rindo pencas, “ai-que-blusa-linda-você-é-linda-te-amo-me-liga”. Aí a fulana me pergunta se eu conhecia Phoenix (isso era em 2008). “Conheço sim”. Ela me olha como se eu tivesse fingindo que eu conhecia e responde: “Poisé, eu AMO. Mas agora todo mundo conhece…” Duas horas mais tarde, eu vi ela mechendo a boca loucamente na hora que tocava Phoenix. Sim, mechendo a boca, ela nao sabia a letra. Aliás, ela nem falava inglês direito. Mas tá a louca lá, fingindo que tá AMANDO e que descobriu essa banda sei lá, quando o vocalista saiu do útero materno.  Sendo que todo mundo lembra da mesma usando o abadá do show da ivete no ano passado. Nada contra quem curte um axé, mas assume!

Me diz, qual o hype de conhecer alguma coisa primeiro? Bate uma dó no coração, quando vem a fofa falar que descobriu que a nova “tendência” é saia floral com regata. A garota tumblr vai entrar em trinta blogs (Dá-lhe Julia Petit na veia) até achar que tá sabendo legal.

O problema não é nem gostar de phoenix, ou usar sapatinho oxford com saia rodada. Se você é a louca dos blogs, que ótimo! Se você arrasa nas festas porque sabe The Ting Tings, tô feliz por você, sério mesmo. Agora, não força a barra. Não vem me perguntar se eu já ouvi a banda do momento. Não vem querer discutir Black Swan, não tenta parecer mais hype que eu. Querida, você ganhou, ninguém tá competindo! Tá, você é ótima, você é hype, você é TUMBLR!

Porque a gente não tenta ser mais autêntico? Não vejo problema nenhum em curtir o novo do Strokes e depois ralar o tchan no volume máximo no seu quarto. Conheceu a banda três anos depois de todo mundo? Issoaê, vamo ouvir o que a gente gosta em paz. E vamo sair da oitava série, que essa atitude já tá cansando.

Garota Tumblr te manda beijos hypados em preto e branco. Me segue no twitter! Olha meu instagram! Vem descolorir o cabelo comigo!

Pedro Pinho